AULAS MARÇO

  • 05-03 - 9:30 - PQ. CAMPOLIM
  • 12-03 - 9:30 - PQ. CAMPOLIM
  • 19-03 - 9:30 - PQ. CAMPOLIM
Tecnologia do Blogger.

YOGA & VEGETARIANISMO

Dia internacional da não-violência

Postado por Unknown terça-feira, 2 de outubro de 2012

2 de outubro foi marcado como o dia internacional da não-violência.

Nesse dia no ano de 1869 nascia Mohandas Karamchand Gandhi, o homem que iria consagrar toda a sua vida à missão de restituir a independência á Índia e aos hindus.
Gandhi nasceu na cidade de Porbandar, também conhecida por Sudamapuri. A família Gandhi pertencia à casta bania, comerciantes, mercadores, cujos membros eram originalmente merceeiros.

...Existia na Inglaterra uma Sociedade Vegetariana, que publicava o seu boletim semanal. Tornou-se assinante desse boletim, inscreveu-se na Sociedade e não tardou a surpreender-se membro do Comitê Executivo. Daí entrou em contato com os que eram considerados pilares do vegetarianismo e iniciou experiências pessoais de dietética....

...Havia outras experiências alimentares acontecendo em sua vida, como por exemplo, a de se abster de todo alimento que contivesse amido, durante certo tempo, de viver unicamente de pão e de frutas, num outro momento, e uma vez, de contentar-me com queijo, leite e ovos. Esta última experiência não chegou a durar mesmo quinze dias. O reformador que advogava o regime que excluía os amidos fizera o elogio dos ovos...Gandhi deixou-se convencer por essa argumentação e comeu ovos, a despeito dos votos. Foi um lapso de memória, pois ao consumir os ovos, estava na verdade comendo carne. Sabia que os votos que fizera à sua mãe, antes de partir da Índia, incluía não comê-los e, percebendo a importância da sua promessa, parou imediatamente....

"Passados os anos, tudo indica que Gandhi jamais será esquecido. Na época em que vivemos, com a raça humana tendo a capacidade de destruir a vida nesse planeta, o exemplo de confiança, tolerância, humildade, e os protestos não-violentos liderados por Gandhi podem ser decisivos para a nossa sobrevivência. Enquanto houver esperança para a humanidade, a luz do Mahatma não se apagará".

"Para tornar-se verdadeira força, a não-violência deve nascer do espírito". 

"Esse método pode parecer demorado, muito demorado, mas eu estou convencido de que é o mais rápido".

"Violência é sempre violência.  A violência é sempre um pecado".

"Olho por olho e o mundo acabará cego"

O yoga prega um comprometimento ético do indivíduo consigo mesmo e com o próximo através de preceitos conhecidos como Yamas e Nyamas, e o primeiro Yama é ahimsa, não-violência, em todos os sentidos de pensamentos, palavras e ações.

Frases e trechos do livro "A vida e o pensamento Mahatma Gandhi"












_/\_ Namaste

QUEM SOU EU?

SEGUIDORES