Dicas para a prática

Postado por Unknown segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


Para a prática dos asanas (posturas), procure um lugar calmo e tranquilo. 

Ainda que, eventualmente, utilize incensos ou uma música relaxante, tenha em mente que a prática de yoga não necessita destes elementos. Procure depender somente da sua disposição para praticar: quaisquer objetos e/ou roupas especiais podem criar em você uma dependência indesejável.


Evite comer antes de praticar. Uma fruta ou algo de fácil digestão, no máximo, e com algum tempo de antecedência. Importante: observe seu corpo e como ele reage. Alguns podem preferir praticar em jejum, enquanto para outros isso pode não ser aconselhável. Não beba café, que excita o sistema nervoso.

Pela manhã temos menos flexibilidade, mas este horário pode ser ideal se você não conseguir manter o compromisso de praticar diariamente, se perdendo em seus afazeres. À noite a prática pode (e deve) ser relaxante, auxiliar do sono. Enfim, faça uso do bom senso e escolha seu horário ideal. Crie uma rotina saudável, estabeleça metas que possa cumprir. Prefira de 15 a 20 minutos diários do que 1 hora e meia duas vezes por semana.

Use roupas leves, dê preferência a tecidos naturais. Um edredom dobrado ou mesmo um cobertor substituem perfeitamente um colchonete (no qual nos deitamos para praticar). Seja simples, não crie empecilhos materiais para a sua prática.

Não force seu corpo, observe seus limites. A progressão deve ser gradativa e natural. O tempo de permanência deve ser de acordo com o seu conforto. Relaxe sempre entre uma postura e outra. Não faça nada mecanicamente, procure se desligar dos seus compromissos externos e preocupações. Tire sempre suas dúvidas com um professor habilitado (mesmo antes de começar). 

Todas as posturas contemplam uma série de benefícios ao praticante, e ainda que você tenha buscado o yoga por um problema específico, aproveite todos os bônus que ele lhe oferece. Observadas estas dicas simples, comecemos a praticar!

João Vieira - 2012


_/\_ Namaste.

QUEM SOU EU?

SEGUIDORES