Estressado?

Postado por Unknown segunda-feira, 29 de abril de 2013


Na luta contra o estresse, equilíbrio entre corpo e mente é fundamental


Quem não sofre com o estresse do dia a dia? Mil compromissos na agenda, o trânsito congestionado, prazos reduzidos para a entrega de um trabalho, mil problemas para resolver, enfim, uma verdadeira corrida contra o tempo... O estresse já pode ser considerado o “mal do século 21” e cada vez mais as pessoas sofrem as consequências de estarem sob pressão: má alimentação, perda de sono, irritabilidade, tensão permanente, entre outros distúrbios físicos e mentais. Mas onde fica o bem-estar? Como ter uma melhor qualidade de vida? Como ter equilíbrio para enfrentar os desafios diários? Uma das respostas pode estar no yoga.

O termo yoga tem origem no idioma sânscrito e significa união, junção, integração. Desenvolvida na Índia há mais de 5.000 anos, esta filosofia envolve a mente e o corpo, unindo trabalho físico ao espiritual. Isso significa que o yoga busca levar o homem a um estado de harmonia, paz e serenidade por meio do autoconhecimento e da perfeita integração com o mundo exterior. Em outras palavras, significa a busca pelo equilíbrio entre o corpo e a mente, para que o homem possa viver melhor.

Durante uma prática de asanas (posturas físicas do yoga), por exemplo, a pessoa entra em contato consigo mesma, estimulando não apenas o corpo, pois ele atinge a respiração, a mente e as emoções, mas atuando em todo o ser. A prática induz o indivíduo a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamentos e percepção interior. Do ponto de vista físico, o asana fortalece o corpo, desenvolve a flexibilidade e melhora o equilíbrio.

É muito importante que as pessoas conheçam seu próprio corpo e aprendam os mecanismos que podem ajudá-las na busca por uma vida melhor. O yoga permite o autoconhecimento e estimula a autossuficiência, pois ensina que o seu bem-estar depende de você mesmo e não dos outros.

Que tal, então, dar uma pausa após um dia estressante de trabalho e se dedicar por alguns minutos na busca pelo equilíbrio? Com posturas simples, o yoga irá ajudá-lo a alcançar o paraíso após um dia infernal, mas tudo isso, respeitando, claro, os seus próprios limites. 

_/\_ Namaste.

QUEM SOU EU?

SEGUIDORES