Yoga para todos

Postado por Unknown quarta-feira, 15 de maio de 2013

Yoga é para todos!

O yoga é uma filosofia de vida que se enquadra na vida de todos.

Pessoas sem nenhuma limitação percebem suas consequências assim como portadores de alguma deficiência física.

Vi um vídeo ha algum tempo de um professor de yoga que tinha problemas visuais, e me lembro de um relato de um professor na minha pós que após sofrer um acidente e permanecendo na cama por algum tempo, praticava as posturas de torções segurando na cabeceira da cama, ele cita: "Acho que, quanto maiores as limitações ou dificuldades de uma pessoa, tanto mais ela tem a ganhar com o yoga, e quanto mais vemos o progresso, mais gratificante se torna nosso trabalho. Além disso, vejo que muitos sequer procuram o yoga por terem a pré-concepção de que não são aptos para a prática, sendo isto reforçado pela tendência pragmática e competitiva da nossa cultura que nos induz a vincular a qualidade de uma prática ao que se faz ou, pior ainda, ao quanto se faz. Gosto de ajuda-los a perceber que ainda mais importante é o "como se faz", e que, se eles sentirem bem-estar e serenidade ao final da prática, podendo trabalhar com consciência e logrando benefícios, por que não fazê-la, mesmo que externamente pareçam estar fazendo muito pouco? Já publiquei um trabalho na Índia sobre yoga com deficientes físicos evidenciando benefícios que não podem ser ignorados e gostaria de ver esta mensagem se difundindo, pois quem mais precisa do yoga continua sendo normalmente excluído". (Gerson D' Addio).

E não só professores como alunos com deficiência praticam yoga. 
Por exemplo, um aluno com deficiência visual praticará todos os asanas, as posturas apenas precisam ser muito detalhadas para que ele entenda com perfeição como executá-las. Um aluno cadeirante, pode praticar as posturas de torções na própria cadeira de rodas, assim como as posturas de extensão e flexão. Os asanas que envolvem alongamentos laterias podem ser feitas também na cadeira de rodas.
Para as pessoas que tem limitações nas pernas, as invertidas serão feitas com o auxílio de uma parede para que ela consiga relaxar as pernas na mesma, nessa postura talvez o professor tenha que auxiliar dando suporte para manter as pernas na parede.

Seja qual for a deficiência, a prática de yoga é importante para todos e para esse grupo especial é muito válida também, uma vez que irão perceber todas as consequências dos asanas e resgatar a confiança, a auto-estima e a coragem.


Boa prática!
_/\_ Namaste.

QUEM SOU EU?

SEGUIDORES