Trataka

Postado por Unknown segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Trataka significa olhar fixamente, e faz parte das variadas técnicas que o yoga oferece, assim como pranayamas e asanas, há um conjunto chamado de Kriya. 

O termo Kriya vem da mesma raiz sânscrita de Karma (ação) e significa algo como aquilo que deve ser feito. Basicamente entendido como limpeza, Kriya tem como função purificar o corpo. 

Nessa prática, olha-se um objeto até que se manifeste sua forma sutil frente aos olhos fechados. O ponto de concentração pode ser um objeto ou símbolo no qual a mente está absorvida. 
Utiliza-se geralmente uma vela, já que a impressão da chama permanece por um tempo na retina, mas pode ser feito em um ponto fixo ou mesmo no polegar.

Trataka cura enfermidades dos olhos, previne a preguiça, alivia a tensão mental e os nervos oculares, melhora a visão e tonifica o mecanismo visual. Na prática inicial de trataka, a mente subconsciente se ativa, e isso ajuda a conscientizar certas repressões, ao nível da consciência. Por isso, trataka melhora funções mentais e psicológicas. 
   
Trataka: estando bem sentado, manter os olhos fixos , sem piscar, num pequeno objeto, até que as lágrimas saiam. Assim é trataka, chamado por todos os mestres.

Caso as lágrimas não saiam, não significa que a limpeza não tenha acontecido.

Boa prática!
_/\_ Namaste.

2 comentários

  1. Camila Says:
  2. Gostei de saber.

     
  3. Unknown Says:
  4. Excelente aula, Mariana! Praticarei Trataka.
    Namastê!! _/\_

     

QUEM SOU EU?

SEGUIDORES