Prática 23/11

Postado por Mariana Monteiro da Silva domingo, 23 de novembro de 2014 0 comentários

Retorno de férias!

Hoje nossa prática aconteceu debaixo de uma leve garoa em alguns momentos! Mesmo assim os alunos estavam lá!

Agradeço a presença de todos!


_/\_ Namaste.

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Convite

Postado por Mariana Monteiro da Silva sábado, 22 de novembro de 2014 0 comentários

Vamos praticar yoga amanhã no parque?

Iniciamos nossa aula as 9:30 na pista de caminhada no parque Campolim, venha praticar com a gente!!
O grupo está crescendo e rodeado de pessoas agradáveis. Cada aluna que inicia faz o convite a outras pessoas e assim...novos adeptos!!
Até amanhã!

_/\_ namaste.

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Surya Namaskar

Postado por Mariana Monteiro da Silva quinta-feira, 20 de novembro de 2014 0 comentários

Namaste.

Hoje o post explica um pouquinho a prática da Saudação ao Sol que fazemos praticamente em todas as aulas.

Saudação ao Sol (Surya Namaskar).


O Hatha Yoga é a linha que trabalha com exercícios físicos e, segundo seus seguidores, desenvolve a flexibilidade, evita lesões como a LER (lesão de exercício repetitivo), equilibra a parte hormonal, além de desenvolver equilíbrio, resistência e leveza. 

A respiração correta durante os exercícios leva o praticante a tranquilidade e ao relaxamento físico e mental, diminuindo o stress, a ansiedade e a insônia.   
Os praticantes também aprendem técnicas de meditação para aumentar a concentração. Mas como outras modalidades, para obter bons resultados, é preciso ter disciplina, determinação e persistência. 

Em princípio, as posturas podem parecer difíceis, o que é natural se você levar uma vida sedentária, mas é certo que é só uma questão de tempo e os resultados vão melhorar gradativamente. O tempo de permanência na postura depende do limite de cada um. 

Chamadas de asanas, essas posturas físicas do yoga procuram trabalhar corpo e mente e devem ser feitas com atenção e concentração.  Se realizadas na parte da manhã, produzem uma sensação de disposição e bem- estar e, se praticadas a noite, amenizam a sensação de fadiga e induzem uma boa noite de sono.  Segundo a mitologia hindu, foi o deus Shiva, por amor á sua esposa, que ensinou Hatha Yoga á deusa Parvati. Essa modalidade tem um número de asanas igual a quantidade de seres vivos existentes, por isso as posturas levam nomes de seres da natureza, como árvores e animais. 

A sequência apresentada aqui pode ser feita em casa, mas caso você sinta alguma dor ou desconforto, pare imediatamente, lembrando que nenhum texto ou vídeo substitui um professor de yoga.

Dicas para a prática de asanas:

Devem ser feitos em um ambiente tranquilo, com roupas confortáveis, pés descalços, em silêncio ou com uma música suave em volume baixo, lembrando que caso não encontre um ambiente silencioso, nada impede de praticar, você até trabalha melhor a concentração!

Não queira ultrapassar o seu limite, se sentir algum desconforto, não force, certas posturas exigem mais prática.

Procure não se exercitar de estômago cheio ou muito vazio.

O ideal é praticar com a ajuda de um profissional, que pode indicar e corrigir as posturas.

Beba muita água durante a dia, e tente ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Termine com uma meditação ou entoando um mantra.

Não desista se os resultados demorarem a aparecer, também não coloque expectativas.

Na Índia, essas posturas tinham a função de revitalizar o corpo e os chacras e afastar as doenças. Também era um atitude religiosa que se praticava ao nascer do astro rei. Surya quer dizer sol e é um exercício que prepara o corpo para as outras sequências, porque trabalha várias partes do organismo.

Consiste em 12 posturas (asanas) que aquecem e melhoram a flexibilidade. Uma série de saudação ao sol consiste em duas sequências, a primeira com o pé direito e a segunda, começa pelo esquerdo.

1 Fique em pé, com pernas e pés na linha dos quadris e as palmas das mãos se tocando em posição de oração. Distribua o peso igualmente e respire exalando todo o ar.

2 Levante os braços em direção a cabeça procurando alongar o máximo que puder, arqueando o corpo e empurrando a cintura para frente. Inspire lentamente. Este asana alonga os músculos frontais.

3 Expirando, abaixe o tronco colocando as mãos no chão, o objetivo é colocar as palmas das mãos no chão, mas, se não conseguir deixe- as o mais próximo dos pés. Inspire, olhe para frente e expire leve o queixo no peito.

4 Inspirando, leve a perna direita para trás.

5 Ainda inspirando, leve a outra perna para trás e distribua o peso nas mãos e nas pontas dos pés. O corpo deve ficar reto e os cotovelos estendidos. Mantenha a cabeça e as costas retas e olhe para baixo.

6 Expirando, leve joelhos no chão e flexione cotovelos, desça o tronco mantendo-o reto e firme, ponta dos pés no chão.

7 Agora, inspirando, imagine um mergulho e arqueie as costas mantendo as pernas juntas e os ombros relaxados para trás e para baixo, empurre o chão e olhe para frente.

8 Expirando, coloque as pontas dos pés no chão e levante o quadril de maneira que o corpo assuma um formato de V invertido, ficando a cabeça entre os braços. Pressione os calcanhares no chão, relaxe a cabeça e empurre os ombros para trás.

9 Inspirando leve a perna esquerda a frente.

10 Ainda inspirando, traga a outra perna para frente e abaixe a cabeça imitando a postura 3. Expire.

11 Inspirando, estenda os cotovelos para trás e para cima, sobre a cabeça. Arqueie lentamente as costas, igual a postura 2.

12 Expire lentamente e volta a primeira postura. O peso deve estar distribuído e o corpo relaxado. Para começar, deve ser feita duas repetições de saudação ao sol.

Melhora a circulação do sangue, proporciona massagem na coluna, beneficia a medula e os nervos raquidianos. Equilíbrio mental, sensação de paz e alegria. 



Boa prática!

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Aula 02/11

Postado por Mariana Monteiro da Silva domingo, 2 de novembro de 2014 0 comentários

Nossa prática de hoje!

Grata pela presença de todos!



_/\_ Namaste.

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Convite

Postado por Mariana Monteiro da Silva sábado, 1 de novembro de 2014 0 comentários

Amanhã é dia de yoga no parque!

Vamos praticar em uma manhã agradável de domingo!

É sempre muito bom praticar yoga independente do local, e la no parque é uma delícia!
Ouvimos o cantar dos pássaros, e alguns animais que ficam passeando enquanto praticamos!
Cada prática novos alunos participam!

Nossas aulas acontecem todos os domingos, exceto o último de cada mês, as 9:30 na pista de caminhada no parque Campolim!
A prática é gratuita e você leva apenas um apoio para o chão!
Participe, você também é bem vindo!

Até amanhã!
Namaste.

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QUEM SOU EU?

Minha foto
Mariana Monteiro da Silva
Meu nome é Mariana, sou bacharel em Educação Física pela universidade Uirapuru Superior e pós graduada em Yoga pela FMU.
Meu primeiro contato com a filosofia aconteceu no período da faculdade, e pensei que além de apreciar o yoga como aluna, poderia passar adiante essa filosofia de vida. Ministro práticas há mais de cinco anos.
Sou vegetariana pelos animais desde então, e vejo o bem que fiz não só a eles, mas ao planeta também!

_/\_ Namaste.
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