Gandhi entre nós.

Postado por Mariana Monteiro da Silva quarta-feira, 30 de janeiro de 2013 0 comentários

Em 30 de janeiro de 1948, era assassinado o líder da Independência da Índia e defensor da não violência ativa, Mahatma Gandhi.

Ele com sua luta política coletiva exemplar, elaborou uma atualíssima versão do que chamava de "Sete Pecados Sociais", riqueza sem trabalho, conhecimento sem sabedoria, prazer sem escrúpulo, comércio sem moral, ciência sem humanismo, política sem idealismo e religião sem austeridade e sacrifício.

Mohandas Karamchand Ghandi nasceu na cidade indiana de Bombaim, no ano de 1869. Durante a infância e adolescência foi educado na Índia e quando adulto formou-se advogado onde lutava pela igualdade. Gandhi se formou em Londres.

Gandhi foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha como meio de revolução.

Faço a indicação do filme Gandhi. Seu triunfo mudou o mundo para sempre. (Columbia Pictures- vencedor de 8 Oscar).

Bom filme.
_/\_ Namaste.

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Dicas para a prática

Postado por Mariana Monteiro da Silva segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 0 comentários


Para a prática dos asanas (posturas), procure um lugar calmo e tranquilo. 

Ainda que, eventualmente, utilize incensos ou uma música relaxante, tenha em mente que a prática de yoga não necessita destes elementos. Procure depender somente da sua disposição para praticar: quaisquer objetos e/ou roupas especiais podem criar em você uma dependência indesejável.


Evite comer antes de praticar. Uma fruta ou algo de fácil digestão, no máximo, e com algum tempo de antecedência. Importante: observe seu corpo e como ele reage. Alguns podem preferir praticar em jejum, enquanto para outros isso pode não ser aconselhável. Não beba café, que excita o sistema nervoso.

Pela manhã temos menos flexibilidade, mas este horário pode ser ideal se você não conseguir manter o compromisso de praticar diariamente, se perdendo em seus afazeres. À noite a prática pode (e deve) ser relaxante, auxiliar do sono. Enfim, faça uso do bom senso e escolha seu horário ideal. Crie uma rotina saudável, estabeleça metas que possa cumprir. Prefira de 15 a 20 minutos diários do que 1 hora e meia duas vezes por semana.

Use roupas leves, dê preferência a tecidos naturais. Um edredom dobrado ou mesmo um cobertor substituem perfeitamente um colchonete (no qual nos deitamos para praticar). Seja simples, não crie empecilhos materiais para a sua prática.

Não force seu corpo, observe seus limites. A progressão deve ser gradativa e natural. O tempo de permanência deve ser de acordo com o seu conforto. Relaxe sempre entre uma postura e outra. Não faça nada mecanicamente, procure se desligar dos seus compromissos externos e preocupações. Tire sempre suas dúvidas com um professor habilitado (mesmo antes de começar). 

Todas as posturas contemplam uma série de benefícios ao praticante, e ainda que você tenha buscado o yoga por um problema específico, aproveite todos os bônus que ele lhe oferece. Observadas estas dicas simples, comecemos a praticar!

João Vieira - 2012


_/\_ Namaste.

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Prática dia 20 de janeiro

Postado por Mariana Monteiro da Silva domingo, 20 de janeiro de 2013 0 comentários


Mais uma manhã agradável!

Obrigada pela presença de todos!




_/\_ Namaste.

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Convite

Postado por Mariana Monteiro da Silva sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 0 comentários

Que tal iniciar bem a semana com uma prática de yoga no parque?

Próximo domingo, dia 20 de janeiro as 9:30 na pista de caminhada no parque Campolim.
O grupo é aberto, é só chegar e praticar. Só não se esqueça de levar um apoio para o chão.
Até domingo!

_/\_ Namaste.

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Prática 13 de Janeiro

Postado por Mariana Monteiro da Silva domingo, 13 de janeiro de 2013 0 comentários

Mesmo com o tempo um pouco instável os alunos foram até o parque para praticar yoga!

Obrigada por mais esse encontro.
_/\_ Namaste.

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Convite

Postado por Mariana Monteiro da Silva sexta-feira, 11 de janeiro de 2013 0 comentários

Vamos nos reunir no próximo domingo dia 13 de janeiro as 9:30 para praticar yoga?
Os encontros são gratuitos e é só levar um apoio para o chão.
Nos encontramos então domingo!

_/\_ Namaste.

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Receita

Postado por Mariana Monteiro da Silva quinta-feira, 10 de janeiro de 2013 0 comentários

Segue mais uma receitinha, desta vez um dos pratos do Ano Novo!

Gratinado de batatas ao creme de alho poró e palmito.


Ingredientes

. 600 g de batata

. 500 ml de leite
. Sal e pimenta do reino a gosto
. Noz moscada ralada a gosto
. 1 copo de requeijão cremoso 


Creme de alho-poró

. 3 colheres (sopa) de azeite
. 2 alhos-poró
. 1 vidro de palmito
. Sal e pimenta do reino a gosto
. 1 caixa de creme de leite

Para a farofa

. 50 g de queijo parmesão ralado
. 50 g de farinha de rosca

Modo de preparo
Descasque as batatas e rale no ralo grosso. Em uma panela coloque o leite, sal, pimenta do reino, noz moscada ralada e as batatas.
Leve ao fogo mexendo de vez em quando. No momento em que as batatas ficarem al dente, misture o requeijão cremoso. Reserve.


Creme de alho-poró
Lave o alho-poró e retire as folhas. Pique e refogue no azeite rapidamente. Tempere com sal e pimenta do reino, coloque o palmito picado. Misture bem. Junte o creme de leite e reserve.

Farofa
Misture o queijo parmesão e a farinha de rosca. Reserve.


Montagem

Unte um refratário com manteiga e farinha de rosca. Coloque a metade do creme de batatas, o creme de alho poró e cubra com o restante do creme de batatas. Polvilhe com a farofa e leve ao forno para gratinar.

Bom apetite!

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Primeira prática de 2013!

Postado por Mariana Monteiro da Silva domingo, 6 de janeiro de 2013 0 comentários

Em uma manhã agradável de domingo, os alunos estiveram presente em nossa primeira prática de yoga do ano!


Obrigada a todos os alunos!
_/\_ Namaste.

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Convite

Postado por Mariana Monteiro da Silva sexta-feira, 4 de janeiro de 2013 0 comentários

Início de 2013 e ja temos prática de yoga!

Vamos iniciar o ano praticando yoga na pista de caminhada no parque Campolim?
Nosso encontro é domingo dia 06 de janeiro as 9:30!
Inclua o yoga no seu dia a dia neste novo ano!
Até la!

_/\_ Namaste.

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Famosos vegetarianos

Postado por Mariana Monteiro da Silva quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 1 comentários

Muitos famosos estão aderindo a uma alimentação mais saudável, sem carnes, vegetariana ou vegana.


Albert Einstein disse em uma carta: "Então eu estou vivendo sem gorduras, sem carnes, sem peixes, mas estou me sentindo muito bem dessa forma. Sempre me pareceu que o homem não foi nascido para ser um carnívoro."

Adam Levine, Natalie Portman, João Gordo, Brad Pitt, Brigitte Bardot, e o falecido Michael Clarke Duncan são alguns dos famosos vegetarianos.


Fernanda Lima

Albert Einstein

Adam Levine

Natalie Portman

João Gordo

Brad Pitt

Brigitte Bardot

Michael Clarke Duncan

Daniele Suzuki

Ellen Jabour

_/\_ Namaste.













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Feliz 2013!

Postado por Mariana Monteiro da Silva terça-feira, 1 de janeiro de 2013 1 comentários


O ano de 2012 foi um ano muito bom para mim!

Mantive minhas aulas e novas aulas surgiram tanto particulares como em novos espaços, ainda no segundo semestre de 2012 ja haviam aulas certas para o início de 2013!
Alunas e alunos novos passaram por mim alguns muito interessados na filosofia do yoga. Alunas que estão comigo desde o início nos espaços e academias continuam nessa união.

Novas turmas se formaram no espaço e iniciei com novos grupos também.
A confiança para reposições de aulas foi grande!
Obrigada aos lugares onde continuei ministrando as práticas e aos novos que depositaram confiança em minhas aulas. Agradeço muito as alunas sempre pelo carinho e confiança também!

Quando criei este blog o assunto sobre vegetarianismo era debatido em praticamente toda aula, em vários espaços e academias. Fiquei feliz em conseguir de uma maneira pequena e bem simples levar o vegetarianismo e o yoga para várias pessoas!

Que o ano que se iniciou seja iluminado a todos vocês e que Ganesha junto com Musaka abra seus caminhos e remova seus obstáculos.
Obrigada por fazerem parte do meu ciclo e universo.

 Shanti Path 

om saha navavatu 
saha nau bhunaktu 
saha vuryam karavaavahai 
tejas winaava dhutamastu 
maa vidvishaavahai 
om shanti shanti shanty 

Invocação da paz

OM Que Ele nos proteja 
Que nos faça apreciar a realidade. 
Que nós tenhamos muita energia. 
Que nosso estudo tenha muita luz. 
Que nós jamais nos desentendamos. 
Om Paz Paz Paz. 

Entrego
Confio
Aceito
Agradeço.

Feliz 2013!
_/\_ Namaste.
 


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QUEM SOU EU?

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Mariana Monteiro da Silva
Meu nome é Mariana, sou bacharel em Educação Física pela universidade Uirapuru Superior e pós graduada em Yoga pela FMU.
Meu primeiro contato com a filosofia aconteceu no período da faculdade, e pensei que além de apreciar o yoga como aluna, poderia passar adiante essa filosofia de vida. Ministro práticas há mais de cinco anos.
Sou vegetariana pelos animais desde então, e vejo o bem que fiz não só a eles, mas ao planeta também!

_/\_ Namaste.
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