AULAS MARÇO

  • 05-03 - 9:30 - PQ. CAMPOLIM
  • 12-03 - 9:30 - PQ. CAMPOLIM
  • 19-03 - 9:30 - PQ. CAMPOLIM
Tecnologia do Blogger.

YOGA & VEGETARIANISMO

Aswini mudra e Mula bandha

Postado por Mariana Monteiro da Silva quinta-feira, 18 de outubro de 2012


Técnicas de aswini mudra e mula bandha.

Há no Yoga técnicas para alongar, tornar mais forte ou mesmo controlar a ação do assoalho pélvico, que delimitam inferiormente o quadril. Tais técnicas são conhecidas como mula bandha e aswini mudra. Para uma boa compreensão dos benefícios fisiológicos destas práticas é necessário um razoável conhecimento da anatomia do assoalho pélvico. Este é composto por uma série de músculos relacionados principalmente à micção, defecação e funções reprodutivas e as técnicas de mula bandha e aswini mudra auxiliam na ativação de tais músculos.


A camada mais profunda do assoalho pélvico é chamada de diafragma da pelve e é composta pelo músculo elevador do ânus, responsável pela resistência à pressão que vem do interior do corpo e coccígeo, responsável pela união dos ísquios com o cóccix. Já a camada mais superficial do assoalho pélvico, e também anterior, é chamada de períneo, sendo estes músculos, transverso e profundo, que ligam os dois ísquios.

Essas técnicas são muito praticadas em gestantes para fortalecer a região do períneo e facilitar a expulsão da criança no momento do parto, diminuindo o risco de lacerações. Também em idosos para evitar incontinência urinária. 
A técnica é indicada para qualquer pessoa.

A execução de mula bandha consiste em contrair, sustentar a contração muscular por algum tempo, dos músculos do assoalho pélvico e seu conjunto de músculos. Ja aswini mudra consiste em contrair e abrir a abertura anal repetidamente. 

Boa prática.
_/\_ Namaste.

QUEM SOU EU?

Minha foto
Mariana Monteiro da Silva
Meu nome é Mariana, sou bacharel em Educação Física pela universidade Uirapuru Superior e pós graduada em Yoga pela FMU.
Meu primeiro contato com a filosofia aconteceu no período da faculdade, e pensei que além de apreciar o yoga como aluna, poderia passar adiante essa filosofia de vida. Ministro práticas há mais de cinco anos.
Sou vegetariana pelos animais desde então, e vejo o bem que fiz não só a eles, mas ao planeta também!

_/\_ Namaste.
Visualizar meu perfil completo

SEGUIDORES