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YOGA & VEGETARIANISMO

Respire! Simplesmente, respire!

Postado por Mariana Monteiro da Silva quarta-feira, 8 de agosto de 2012



Respire! Simplesmente, respire!


Quem nunca teve um dia daqueles no trabalho, em que o estresse parece não ter fim? Os ombros tensos, o pescoço rígido, as mãos parecem suar mais do que o normal e os olhos cansados de tanto olhar a tela do computador... E o pior: depois de horas e horas de estresse, além de um bom tempo parado no trânsito, você percebe que o seu corpo está cansado, pedindo arrego, mas a sua mente está lá, a mil por hora. Certamente, vai ser difícil conseguir relaxar e dormir tranquilamente...

Cada um tenta achar uma maneira de lidar com o estresse e se libertar dele. Alguns gostam de ficar horas numa esteira de academia caminhando ou correndo. Muitos encontram na bicicleta uma forma de relaxar. Outros preferem mesmo vestir uma boa luva de boxe e dar uns socos num saco de pancada. O problema é que, muitas vezes, esses exercícios trabalham o corpo, mas a sua mente continua cansada, se mantém a mil. Uma forma cada vez mais em voga para tratar do espírito e do corpo é a prática do yoga, que busca integrar o ser humano, por meio do autoconhecimento, com o mundo exterior.

Muitos podem estar se perguntando neste momento: “Mas eu não tenho flexibilidade suficiente, como praticar yoga?” Para começar, isso é um mito. Não é preciso ser um malabarista para praticar yoga ou ter uma fexibilidade grande. Muito pelo contrário. O corpo de cada um tem um limite, que deve ser respeitado. “O corpo não é rígido. A mente é”, disse certa vez um dos gurus do yoga, o indiano Sri K. Pattabhi Jois.

O que importa é tentar fazer as posturas do yoga respeitando os seus limites e, principalmente, aprender a respirar. Sim, respirar! Fazer respirações profundas pelo nariz, com pausas breves no começo de cada inspiração e expiração, são um dos primeiros passos para acalmar o coração e começar a relaxar e sentir mais calmo. Num momento de estresse, por exemplo, os músculos ficam tensos e o corpo reage como se estivesse diante de uma ameça iminente. Isso, na maioria das vezes, transforma-se em ansiedade, como se o corpo estivesse constantemente em estado de alerta.

Poucos sabem, mas o sentimento de ansiedade pode ser diminuído utilizando somente a respiração. Pode ser difícil no começo, principalmente para os muito ansiosos, mas não desista. Com o tempo, os benefícios certamente aparecerão. Ao respirar lentamente, o seu corpo manda uma mensagem para o seu cérebro dizendo que você não está em perigo. Logo, não é preciso ficar em estado de alerta o tempo todo. Com isso, aquele estado de tensão começa pouco a pouco a dar lugar ao relaxamento.

No yoga, diferentemente da maioria de outras práticas, trabalha-se de dentro para fora. É a combinação de mente sossegada e trabalho corporal. Certamente, após um dia bastante estressante e de muita tensão, a prática do yoga fará você se sentir relaxado. E melhor: deitar a cabeça no travesseiro e dormir um sono tranquilo. 

(Por Luciana Monteiro)

_/\_ Namaste.

1 Responses to Respire! Simplesmente, respire!

  1. Anônimo Says:
  2. Adorei o texto, linguagem simples e objetiva! Parabéns Luciana!
    Mariana.

     

QUEM SOU EU?

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Mariana Monteiro da Silva
Meu nome é Mariana, sou bacharel em Educação Física pela universidade Uirapuru Superior e pós graduada em Yoga pela FMU.
Meu primeiro contato com a filosofia aconteceu no período da faculdade, e pensei que além de apreciar o yoga como aluna, poderia passar adiante essa filosofia de vida. Ministro práticas há mais de cinco anos.
Sou vegetariana pelos animais desde então, e vejo o bem que fiz não só a eles, mas ao planeta também!

_/\_ Namaste.
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