AULAS MARÇO

  • 05-03 - 9:30 - PQ. CAMPOLIM
  • 12-03 - 9:30 - PQ. CAMPOLIM
  • 19-03 - 9:30 - PQ. CAMPOLIM

Arquivos

Tecnologia do Blogger.

YOGA & VEGETARIANISMO

Yoga para gestantes

Postado por Unknown quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Yoga para gestantes

Mesmo as mulheres mais tranquilas sempre enfrentam algum tipo de ansiedade quando grávidas, especialmente na primeira gestação. O yoga pode ser um ótimo aliado neste período tão importante.

Passar nove meses de gestação tranquila e disposta fisicamente é o desejo de todas as mulheres. Muitas delas estão descobrindo no yoga um caminho para obter o equilíbrio físico e mental tão bem-vindo ao bebê e à futura mamãe. Muitas gestantes buscam algo para amenizar ansiedade e ter mais tranquilidade. Com o auxílio do yoga, elas passam a ter uma gravidez ótima, com menos enjôo ou cansaço e a dor na coluna é amenizada. Nas aulas para gestantes o lema é barriga solta e relaxada. As escolhas das posturas sempre levam em consideração o conforto do bebê e da mãe. Asanas de alongamento lateral, fortalecimento das pernas e períneos são alguns dos indicados para o período. E o relaxamento é todo inspirado na gestação. Asanas que beneficiam a região lombar também são prioritários. Um dos principais desconfortos da gestação é reflexo da postura em pé. Ela fica comprometida pela barriga pesando constantemente para baixo. Assim, a região lombar acaba sendo a mais afetada, a prática de yoga coloca as vértebras no lugar e o alívio da lombar pode ser até instantâneo. 

O convívio com outras gestantes é muito mais proveitoso. Uma das principais vantagens das aulas só para gestantes é a oportunidade de dividir as vivências deste período, de passar horas totalmente entregues à gestação. Tudo na aula remete ao bebê ou ao estado de gestação, sem contar que as colegas não têm nenhuma restrição a só falar sobre a gravidez, tema que contagia tudo nesse período. 

As gestantes podem iniciar aulas de yoga a partir do terceiro mês e, naturalmente, se não houver nenhum empecilho médico. Os benefícios vão muito além do físico, entre as conquistas físicas importantes para a futura mamãe asseguradas pelo yoga estão: músculos mais fortes e alongados, flexibilidade, fortalecimento da região lombar, do assoalho pélvico, da parte interna das coxas, relaxamento do corpo e respiração mais profunda. Mas a filosofia também traz benefícios psíquicos, tão relevantes quanto os físicos. A respiração, por exemplo, é fundamental para o relaxamento, e a meditação garante a tranquilidade da futura mãe. A respiração correta é a forma mais eficiente de reduzir a ansiedade.

Nesse período, as aulas de yoga também visam assegurar um parto normal, e para isso estimula, entre outras técnicas, aquelas que ajudam na abertura dos ossos da bacia. A prática prepara a gestante física e emocionalmente. Para remeter a grávida uma sensação de tranquilidade até a “grande hora” chegar, é feito exercícios de relaxamento que promovam a conexão entre mãe e filho, estimulando o toque na barriga, o gesto de acariciar o bebê e as automassagens. Outro recurso é levar a mãe a visualizar seu bebê com saúde, no interior da barriga e envolvido pelo líquido amniótico. As sensações e emoções ficam gravadas na memória celular do bebê em formação.

_/\_ Namaste.

QUEM SOU EU?

SEGUIDORES