AULAS MARÇO

  • 05-03 - 9:30 - PQ. CAMPOLIM
  • 12-03 - 9:30 - PQ. CAMPOLIM
  • 19-03 - 9:30 - PQ. CAMPOLIM

Arquivos

Tecnologia do Blogger.

YOGA & VEGETARIANISMO

29/08 Dia Nacional do Combate ao Fumo

Postado por Unknown terça-feira, 28 de agosto de 2012

Não é de hoje que ouvimos os malefícios do cigarro. 

Câncer de pulmão, câncer de boca, câncer de laringe, câncer de estômago, infarto do miocárdio, enfisema nos pulmões, impotência sexual, bronquite, redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes), catarata, rinite alérgica, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias são apenas algumas das causas que o cigarro traz ao fumante.

Milhares de pessoas morrem todos os anos em decorrência do fumo, são inúmeras as substâncias nocivas a saúde. Até setecentos aditivos químicos constam nos ingredientes utilizados no cigarro, metais pesados, acetona, pesticidas, inseticidas, alguns tão tóxicos que é ilegal despejar em aterros. Em apenas uma tragada, várias células do corpo paralisam, voltando a funcionar "normalmente" após uma hora, sem falar dos testes realizados em animais, como Testes de Toxidade Alcoólica e Tabaco: Animais são obrigados a inalar fumaça e se embriagar, para que depois serem dessecados, a fim de estudar os efeitos de suas substâncias no organismo. Mesmo sabendo que tais efeitos já são mais do que conhecidos (http://www.pea.org.br/crueldade/testes/).











O yoga pode auxiliar muito as pessoas interessadas em largar o cigarro. Trabalhos respiratórios, posturas que desenvolvam a auto-estima, a coragem são algumas das técnicas trabalhadas durante uma prática de yoga, essas técnicas diminuem a ansiedade, traz foco e coragem ao indivíduo.

Segue aqui um pequeno depoimento particular:
Quando comecei a namorar, meu namorado fumava cerca de um maço de cigarro por dia, e não preciso nem falar o quanto aquilo me incomodava, o quanto de pranayama (controle respiratório) eu praticava (rs). Assim foram quase 10 anos, e eu vivenciei isso por cerca de 1 ano e meio. Em julho de 2008 ele participou de um ciclo de palestras sobre o cigarro e como largar o vício. Com força de vontade junto com as palestras, no primeiro dia fumou seu último cigarro, e está livre desse vício por 4 anos.
Provavelmente não deve ter sido tão simples assim para ele, mas garanto que não tão difícil também!

Que todos os fumantes sejam despertados para largar o vício, e que todos os ex-fumantes  permaneçam fortes na nova vida!

_/\_ Namaste.


1 Responses to 29/08 Dia Nacional do Combate ao Fumo

  1. Anônimo Says:
  2. Fiquei muito feliz em ver minha pequena história aqui.
    Realmente, parar de fumar não é algo fácil, mas posso dizer por experiência própria: quando você QUER, nada é difícil.
    Aproveito para dizer que é de extrema importância ter alguém te apoiando, sempre ao seu lado na luta junto com você, e eu tive isso, e continuo tendo, desde que decidIMOS parar!
    Amo você.
    Rodrigo.

     

QUEM SOU EU?

SEGUIDORES